terça-feira, novembro 29, 2011

Mundo da maquiagem by Paty: pequeno dicionário


Olá, meninas! Já se passaram 15 dias, então estou aqui, para mais um papo-bacanitude! Hoje o assunto é a linguagem utilizada no mundo da maquiagem. Aquelas expressõezinhas e aqueles conceitos que, primeiro, soam estranho e, depois de conhecidos, tornam tudo mais fácil para quem está a fim de ir fundo nos makes. Então, vamos ao ‘Dicionário das Maquiadoras de Plantão’:




CAKE FACE (achei essa expressão muito bonitinha): é um rosto muito cheio de base, meio “carregado”.

DELINEADO: é só e tão somente aquela linha que se faz rente aos cílios, com lápis ou delineador.

ESFUMAR: é um processo considerado primordial para o bom resultado da maquiagem. Significa tornar mais sutil o produto aplicado, para que ele não fique tão grosseiro. Para dar o efeito de "fumaça", usa-se um bom pincel (há pincéis específicos para isso), os dedos ou a esponjinha. "Esfuma-se" a sombra, o pó, o blush.

FAZER A PELE: é o processo de limpeza e preparação da pele antes de aplicar a maquiagem. Vai desde a limpeza, tonificação, hidratação, até aplicação de base, corretivo e pó.

FAZER OU MARCAR O CÔNCAVO: aplicar uma sombra mais escura (marrom, principalmente) naquele “buraquinho” entre o osso da sobrancelha e o globo ocular, para dar uma melhor profundidade ao olhar. Esse procedimento é considerado muito importante pela maioria dos gurus da maquiagem.




GLITTER: é um estágio de brilho além do schimmer (ver o que é schimmer lá embaixo).

GLOW: precisamente o que a palavra quer dizer: brilho, luminosidade em suas variadas nuanças.

MATTE: tudo na maquiagem que não tem  brilho nem cintilância, ou seja, um efeito opaco. Serve para tudo: matificar a pele (tirar a oleosidade), sombra matte (sem brilho), e assim vai!


PALETA: conjunto ou estojo contendo várias cores de um produto. Exitem paletas de sombras, blushes, corretivos, batons. 


PÁLPEBRA MÓVEL: é a parte do olho que abre e fecha, abaixo do osso da sobrancelha. Fica logo após o já citado côncavo. 



RESENHA ou REVIEW: são vídeos ou posts sobre algum produto ou material. Normalmente,  são feitos após algum tempo de teste. São vídeos ótimos para saber se um produto é bom. Serve também de referência para saber quais lojas os gurus indicam.


SCHIMMER: é o oposto de matte... tudo que tem brilho, 
cintilância, mas sem glitter.


TUTORIAL: expressão utilizada para vídeos e posts composto por um passo-a-passo de maquiagem/técnica. Quando é feito só por foto se chama fototutorial.

Provavelmente não lembrei de todas as expressões... mas se alguém lembrar outras e quiser mencionar... deixe um comentário que vamos aumentando nosso dicionário. Como diz o Pernalonga: por hoje é só, pessoáál! Até a próxima, com dicas para ficar beeem bacana nas festas de fim de ano!

2 comentários:

  1. Poderia Explicar o termo WARM!!!
    Obrigada, Etiane.

    ResponderExcluir
  2. Opa... primeiro deixa eu explicar pq euzinha apareço como comentarista do meu próprio post! A Etiane é minha colega de trabalho e, como não conseguiu entrar com a senha dela, eu emprestei a minha! Mas agora EU É QUE ESTOU AQUI e... respondendo... WARM (que significa "morno") é usado na maquiagem para tudo que é NEUTRO, por isso há, por exemplo, paletas de sombras chamadas Warm. Mas quando for o momento certo, voltamos a falar sobre essas classificações das paletas. Valeu Etiiiiiiiiii!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir